quarta-feira, 14 de maio de 2014

O terceiro travesseiro - o livro



O terceiro travesseiro! Quem, entre meus leitores, já ouviu falar. Um livro cativante do início ao fim.
Começa com a história de dois jovens amigos filhos de típicas famílias de classe média, Marcus e Renato, que descobrem um grande amor. 
Até ao 20º Capitulo, o enredo nos leva por caminhos às vezes escatológicos, como se o autor quisesse nos testar e às vezes recheado de narrativas pueris.
Fundamentado na vida dos personagens e suas famílias que orbitam na narrativa entremeada em diálogos simples e de leitura fácil para aqueles que amam literatura e, principalmente, que deixam a hipocrisia de lado e partem para a abordagem forte do tema, GLBT.
Do meio para frente a trama é impelida a nos levar pela curiosidade do inevitável. O amor sem limites entre dois seres que se aceitam e conseguem por meio desse sentimento forte que os une, impor respeito a todos os que os amam.
Um terceiro personagem, Beatriz, vem potencializar esse amor.
Nada difere dos grandes obras literárias que durante décadas quebraram tabus dentro da literatura. Não precisa dizer que sou aficionado por temas fortes, mas que não abusam do clichês marginais, como violência, sexo exagerado, drogas ou injustiça. 
O terceiro travesseiro respeita esses limites. Chega até a ser inocente, não fossem, como já escrevi no parágrafo anterior,  abordagens ousadas, com intenção certa de testar o leitor.
Por isso eu entendo, quando o autor, Nelson Luiz de Carvalho, que tive o privilégio de conhecer, tentou preparar-me para esta leitura.

- Caro Nelson. Seu livro é uma obra-prima. Mais parece um roteiro cinematográfico que vai aumentando de intensidade na sua crônica até ao derradeiro parágrafo que surge do nada, para a vida eterna.
- O terceiro travesseiro, de Nelson Luiz de Carvalho, lançado em 1998, pela Summus, na sua 14ª edição, já vendeu, segundo o autor, mais de 1 milhão de cópias.
- Saí pesquisando pela internet. Tem muitos links sobre a obra.
Saibam mais..
O livro na WEB.
Para comprar:
A peça teatral que levou mais de 70 mil pessoas ao teatro, será relançada em breve.

Tema musical da peça e algumas cenas no Youtube