terça-feira, 4 de março de 2014

A saga de Carl Sagan volta a cartaz


Mais do que cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico, Carl Sagan foi emissário de Deus na terra. Sua biografia é extensa. https://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Sagan

Podemos dizer que a astronomia é dividida em dois tempos: antes de Carl e depois de Carl. Ele, através de programas de tv, que podem ser vistos no NetFlix, com um sorriso e uma narrativa pedagógica mas ilustrada por imagens fantásticas do Cosmos, no inicio da computação gráfica, nos fez sonhar. 

Mas a grande obra dele foi Contato, o filme. A personagem Dr Eleanor Arroway, personagem de Judie Foster foi seu alter ego. Ateia, fixada por existência de vida em outros planetas, personificava o sonho de Carl em provar que não estamos sós no universo. Mas como fazer isso sem ser combatido ou mesmo ridicularizado pelos acadêmicos ortodoxos.

 Através do filme Contato ele que foi o percussor do projeto SETI, http://setiathome.ssl.berkeley.edu/ que até hoje busca vida no espaço. Depois de 2001, odisseia no Espaço, https://pt.wikipedia.org/wiki/2001:_A_Space_Odyssey, dirigido e produzido por Stanley Kubrick, co-escrito por Kubrick e Arthur C. Clarke, 

Contato é um filme impecável. Para alegria dos fãs, faltam 6 dias para a estreia da nova série Cosmos (Uma Odisséia no Espaço). Ver emhttp://universoracionalista.org/bbc-carl-sagan-cosmos/. Mas foi o filme, finalizado poucos meses antes de sua morte, que eternizou seu sonho maior. Assistam Contato aqui.