domingo, 1 de março de 2009

O custo abusivo da energia elétrica no Brasil


Nós temos a maior rede fluvial do mundo. Nós ainda temos a maior usina do mundo. A Hidrelétrica de Itaipu Binacional. Vamos perder a higemonia, quando a Usina Hidrelétrica das três Gargantas, no Rio Yang-Tsê, na China, entrar em pleno funcionamento, previsto para este ano.
Aprendíamos na Escola Técnica Celso Sucow da Fonseca em 1998, que a geração hidrelétrica era a mais barata e mais limpa. Só para terem uma idéia, eu tenho uma amiga que mora em Las Vegas (um dos lugares mais quente do mundo). Ela trabalha em casa, costurando figurinos para artistas dos shows dos cassinos. Fica com dois ar-condicionados de 10.000 BTUS ligados 24 horas. Mais todos os utensílios elétricos. Paga US$ 80.00 por mês. Detalhe. A maior parte da energia de Las Vegas ainda continua sendo gerada pela represa Hoover, construída na época da Grande Depressão Americana e inaugurada em 1936 a um custo de 48 milhões de dólares. Outra parte da energia, já vem da floresta de geradores eólicos ao longo da famosa rota 62 na Califôrnia http://en.wikipedia.org/wiki/San_Gorgonio_Pass_Wind_Farm. A energia e o desperdício d´água, deveriam ser absurdos, com tantas fontes e roupas para lavar. Vejam esta matéria de Tanira Lebedeff, correspondente da Globo News em Los Angeles.
Agora vejam esta pérola do MST. Isso mesmo, página do Movimento dos Sem Terra. ORG.
http://www.mst.org.br/mst/pagina.php?cd=4467 . O professor Dr. Dorival Gonçalves Junior, da Universidade Federal do Mato Grosso, dá as devidas explicações com um certo fundo ideológico de esquerda, como deveria ser ser numa página do MST. Destaco essa máxima do professor...- "Mas os capitalistas que acessam essa cadeia produtiva acabam desfrutando, além do lucro médio, um lucro, que eu chamo de suplementar, que faz com que obtenham alta lucratividade nessa área".
Ainda pesquisando no Santo GOOGLE encontramos uma página do MAB - Movimento Amigos de Bairros, Nacional, que mais parece um panfleto virtual
Um BLOG mineiro define bem o que aconteçe no Brasil
6.100 referências no Google, a maioria esmagadora protestando contra o alto custo da energia no Brasil.
A assim aconteçe com a gasolina, comunicações, veículos, alimentação, etc.
Impressionante. Para mim a Internet é fonte de estudo, aprendizagem, pesquisa e óbvio, conscientização. Aí vem a famosa pergunta que não quer calar e odiada pelos xenófobos-xiitas. "O que bom para os outros países, não é bom para o Brasil? O último cara que fez essa pergunta quase foi linchado numa reunião de literatos-pseudo-nacionalistas-de-esquerda na década de 80, e continua valendo a indignação. Não vamos comparar o Brasil aos outros países. São realidades diferente, diziam. E é por isso, que o Brasil está na merda! Desculpem a palavra xula. Ainda mais agora quando a economia está "globalizada". Quando uma empresa dá um peido na China e gente sente o cheiro aqui. Algo como o "Efeito Borboleta". E quando falo que o Brasil está na merda, é porque acredito que este país ainda vai ser o "País do Futuro".
Links relacionados:




diHITT - Notícias